quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O PAI NATAL

Todos os anos oiço alguém dizer o mesmo disparate: que o Pai Natal é uma americanice inventada pela Coca-Cola. E não sei se me irrite ou se sorria com condescendência...
O Pai Natal poderá não ter sido, até há relativamente pouco tempo, uma tradição enraizada em Portugal, mas o mito do Pai Natal é bem europeu (eurasiático, se quisermos ser rigorosos), visto que está ligado ao culto de S. Nicolau, que foi Bispo de Mira e é o padroeiro da Rússia. Não o tomámos simplesmente emprestado da América.
                O que poderia ter sido importado da América seria a imagem que temos do Pai Natal: o velhote gorducho de barbas brancas e fato vermelho e branco. Mesmo assim, não estou convencida. É verdade que depois de a Coca-Cola popularizar essa imagem, ela se tornou dominante, afastando todas as outras. Antes, o Pai Natal era representado de várias maneiras, incluindo essa. De resto, talvez essa escolha não tenha sido aleatória, como disse no meu comentário a um artigo sobre o Natal que a minha amiga Lia publicou o ano passado no seu blog. Poderão ler esse artigo e o meu comentário em:

E pode ser que um dia ainda me apeteça dissertar sobre o Halloween...

Sem comentários:

Enviar um comentário