sábado, 24 de julho de 2010

MEIO CHEIO, MEIO VAZIO/HALF FULL, HALF EMPTY

Uma citação que às vezes me irrita um bocadinho é aquela de "ver o copo meio cheio ou meio vazio".

E irrita-me porque não me parece que seja apenas uma questão de perspectiva. Tudo depende de como começou o copo. Se o copo começou por estar vazio e agora está a meio, então está meio cheio. Mas se começou por estar cheio e agora está a meio, então está meio vazio.

Por exemplo, se sempre tivemos uma doença que nos limitava bastante e de repente, melhorámos, ainda que não totalmente, pode dizer-se que o nosso copo, antes vazio, está agora meio cheio.

Mas se sempre fomos saudáveis e de repente contraímos uma doença que nos limita, ainda que não totalmente, pode dizer-se que o nosso copo, antes cheio, está agora meio vazio.

___

A saying that sometimes annoys me a bit is the one about "seeing the glass half full or half empty".

And it annoys me because I don´t think it´s all about perspective. It depends on how the glass started. If the glass started empty and is now at half its capacity, then it's half full. But if it started full and it´s now at half its capacity, then it's half empty.

For example, if you always had an illness which impaired you quite a bit and you suddenly get better, even if not completely, you can say that your glass, which was empty, is now half full.

But if you've always been healthy and you suddenly get an illness which impairs you quite a bit, even if not completely, you can say that your glass, which was full, is now half empty.

4 comentários:

  1. Olá Aninhas.Sabes,utilizo esta citação muitas vezes e vejo-a assim: seja o que fôr que me aconteça de perdas,seja saude, algo material,etc.eu penso sempre, desde que não perca TUDO eu posso utilizá-la, apenas na perspectiva que podia ser pior, por isso psicológica.até sábado no treino de tai chi.bj

    ResponderEliminar
  2. Ainda sobre o meu comentário, não é um acomodar-me, é uma aceitação activa que me dá energia para encher o copo. bj

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Compreendo, mas a mim, o facto de ver o copo meio vazio não me faz perder a vontade de voltar a enchê-lo; pelo contrário. O facto de já ter tido o copo cheio faz com que, embora reconheça que seria pior tê-lo totalmente vazio, também saiba que era melhor quando o tinha cheio e não posso dizer o contrário sem me sentir um pouco hipócrita
    Acho que é humano lamentar, pelo menos em alguma medida, as coisas boas que perdemos, e eu não tenho a menor pretensão de ser sobre-humana...
    De resto, talvez seja mais um preciosismo linguístico (vícios do ofício) do que uma visão filosófica da questão.

    ResponderEliminar